Toda segunda-feira é sempre igual: “Vou começar a dieta. Vou ser fit, praticar atividade física.”
E entes que o dia acabe, o projeto “ser fit” já foi água abaixo. Isso é procrastinar e é muito mais comum do que imaginamos. Então, quem nunca procrastinou que atire a primeira pedra.
Assim, procrastinar é o ato de adiar o início ou o término de algo. É uma forma de evitar o estresse de algo que temos que fazer e que acaba nos tirando da zona de conforto.
É muito mais prazeroso passar a tarde assistindo sua série preferida, do que fazer um relatório de 10 páginas para o chefe. O benefício imediato é claramente percebido pelo nosso cérebro e, assim, as atividades prazerosas e mais fáceis são as mais atraentes para a mania de procrastinar.
Procrastinar acaba aumentando nosso estado de ansiedade, pânico e culpa, porque deixamos as coisas para a última hora e ficamos com a sensação de que não damos conta.
Então, o que fazer? Aqui damos algumas dicas para você diminuir e, até mesmo, acabar a procrastinação.
Tire da cabeça a ideia de que temos que estar com vontade de fazer algo para fazer. Não nos sentimos bem o tempo todo, nossa vontade, assim como o humor, oscila durante o dia.
Não comece o dia procrastinando. Quando o alarme tocar, levante e saia da cama.
Diminua o seu grau de exigência. Não somos perfeitos. Lembre-se: “ o feito é melhor que o perfeito”.
Tire as distrações do seu caminho, incluindo celular e redes sociais.
Se você tem uma tarefa complicada para fazer, tente dividir em tarefas menores. Progredindo aos poucos fará com que você se sinta melhor e mais motivado.
Não coloque nenhum novo item enquanto não terminar os anteriores.
Se você acha que é um procrastinador crônico, pode buscar ajuda de um profissional da psicologia pode ser uma boa ideia.
Então, vamos! Comece logo o que tem para fazer. E quando terminar, se premie por isso.
Para entender melhor seu cenário atual, escreva para nossa equipe que entramos em contato.